Por que as crianças gostam de desenhar?

Por que as crianças gostam de desenhar?

Você já foi surpreendido por uma criança que toda feliz te mostra uma folha com um desenho feito por ela e diz “Óia, jacalé”  

A arte estimula a observação, a percepção e  expressão do seu mundo interno e do ambiente em que vive. Os traços, as cores ou a disposição dos elementos da pintura revelam aspectos emocionais e existenciais da criança que desenha. É um recurso muito rico, amplo e complexo.

O Psicólogo Infantil utiliza de recursos como Arte e Arteterapipa para compor o seu material de trabalho com os pequenos. 

Afinal, nos desenhos e nas pinturas podemos encontrar elementos que denotem conflitos, medos, desejos e sonhos das nossas crianças. 

Todo desenho tem uma história! Algo acontece ali… O desenho fala! Comunica!!

Antes de falar, as crianças desenham! Assim são com os bebês, que ao ver uma caneta esquecida pela sala,  não hesitam em deixar as primeiras marcas pelas paredes da casa. 

Criança só faz arte!  É o que ouvimos. Certo!? Uma frase com duplo sentido. A primeira pode representar situações em que as crianças são vistas pelos adultos como desobedientes e que só fazem bagunça. A segunda, por sua vez, diz de uma criança que no processo de desenvolvimento é curiosa, inquieta, criativa e espontânea.  

Por que criança só faz ARTE? Arte é um “fazer”  humano ligado à criatividade no uso dos materiais/objetos e a expressão de sentimentos.  Sendo as crianças os primeiros artistas. Uma vez que não estão presas à resultados e perfeição. Saiba que a imaginação e a criatividade, estão em evidência nessa faixa etária. Com isso, não há lugar para o medo de errar ou do feio. Não à toa, que papel vira bola, caixa vira carro, parede vira tela de pintura…Isso é próprio da criança, do artista.

A arte e Arteterapia, são recursos que buscam explorar, ordenar e incentivar a autonomia e autoconhecimento dos pequenos. Por isso, eles AMAM desenhar, pois estão crescendo e encontram na arte a mais pura forma de expressão!

 

Um abraço, Vi!

 

CRÉDITOS

Foto: Meu filho Eduardo de 3 ano sentando  no centro do consultório, rodeado de livros de arte e telas de pintura. 

Tags