DIA DA PSICOLOGIA - 27 de Agosto

DIA DA PSICOLOGIA - 27 de Agosto

Com alegria comemoro mais um dia da Psicologia (27/08) . Mas não é só de alegria que vivemos a profissão, certo?!

Pois bem, são 9 anos de formada e um desejo enorme de continuar aprendendo para oferecer o melhor atendimento para os meus pacientes/clientes. Mas estudar não é algo fácil no Brasil. Minha história é de muito desafio para chegar até aqui, mas com o apoio de amigos e familiares consegui concluir a graduação!! 

Temos na história da Psicologia muitas lutas  para que hoje a Psicologia fosse reconhecida como ciência e profissão. A Psicologia é uma área do saber que pensa as relações pessoais, familiares e sociais. Está muito atenda aos processos de adoecimento social e seus impactos na vida dos indivíduos. Ou seja, a psicologia é politíca. Não é partidária. Mas é ação, movimento e reflexão constante. 

Como psicóloga não estou alheia aos processos de adoecimento social, governo, política e história do nosso pais. Muitos sofrimentos ou queixas que os pacientes trazem para o consultório tem relação direta com a política de educação, desemprego, desmonte da saúde e desinformação...Que culmina em um adoecimento individual e familiar, desencadeando sérios problemas de saúde mental nacional. Ou seja, hoje a "saúde mental" é uma questão de saúde pública e urgente.

Luto diariamente para exercer a profissão que escolhi e fazer valer o Código de Ética do Psicólogo que diz: " II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão." 

É pelo ouvir que acolhemos a dor, cuidamos de quem está aberto para pensar sua relação no e com o mundo. Um espaço aonde essa pessoa possa falar sem ser julgada, condenada e advertida. E pelo ouvir, falar...transformar!

Exercer a profissão com emprenho, consciência e seriedade é o meu objetivo!

"Quem não sabe escutar, não sabe falar" Heráclito

 

Um abraço, Viviane 

Psicóloga e Arteterapeuta que ama o que faz!